Vermelhidão no rosto pode ser Rosácea? SIM!

A Rosácea é uma doença de pele bem comum, cujos sintomas envolvem áreas de vermelhidão, lesões de inflamações, especialmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. Ela é mais frequente entre os 30 e 50 anos e aparece mais nas mulheres do que nos homens. Por não ter cura definitiva, a rosácea só pode ser controlada.

O primeiro sintomas é a vermelhidão que parece uma queimadura solar, mas com o agravamento do quadro essa vermelhidão torna-se duradoura, surgem também nódulos e pústulas. Se não tratar esta patologia com o tempo pode piorar. Existem rosáceas mais graves com comprometimento ocular e espessamento do nariz causando deformação tipo rinofima (aumento desproporcional do tecido, dando ao nariz um aspecto disforme, irregular, inchado e avermelhado, com a pele espessa, brilhante e grosseira).

A causa da rosácea é desconhecida, suspeita-se de combinações hereditárias e ambientais que podem desenvolver ou agravar a doença. Alimentos muito apimentados, café, chá e vinho, tempo muito frio ou muito quente, exposição ao sol, banho quente, uso de corticoides e uso de medicamentos vaso dilatadores, principalmente para hipertensão, também podem contribuir para a piora do quadro.

Os produtos utilizados para tratar a rosácea são a base de Metromidazol 0,75%. Outros medicamentos industrializados para o controle da rosácea são : Eucerin Ant Rediness ou Roaliac AR e também Mirvaso (deixa o paciente sem vermelhidão por 8 horas). Estes procedimentos podem reduzir as inflamações, porém em casos muito graves, usam-se antibióticos orais de 3 a 6 meses. Sabonetes, cremes de limpeza e filtros solares utilizados sevem ser livres de óleo e se possível em todos os medicamentos devem ter substâncias calmantes.

Uma boa alternativa de controle do problema é a Luz Intensa Pulsada que diminui a vascularização, a inflamação e com isso a rosácea ficara controlada por um bom tempo. O bom manejo desta patologia e controle requer uma gestão eficiente , o ideal é que se faça no mínimo de 3 a 6 sessões de Luz Pulsada para que se tenha o controle eficaz .

Um lembrete: só o dermatologista é capaz de identificar se a vermelhidão ou pústulas se referem a esse problema. Procure sempre um profissional qualificado.