Minimizando a DERMATITE ATÓPICA

Sabe quando você percebe que sua pele ou a de seu filho ou filha, em qualquer parte do corpo, está com coceira intensa, lesões vermelhas e a pele está sempre bem seca? Isso pode ser DERMATITE ATÓPICA!

É uma patologia bem comum na infância, mas pode se estender até a idade adulta, comum igualmente em ambos os sexos. Ela pode surgir no primeiro ano de vida ou por volta dos 5 anos, persistir na adolescência e na idade adulta, gerando incômodos, desgaste emocional e até baixa autoestima.

Há períodos de maior intensidade que tem a ver com stress, não hidratar bem a pele, alimentação com muito corante e roupas que abafam bastante. Calor e superexposição ao sol também podem interferir.

Este problema pode ser tratado precocemente para diminuir a coceira, transformando a pele em quase normal para que os incômodos desta patologia não atrapalhem, principalmente nas crianças em idade escolar, pois pode afetar o grau de concentração e o sono.

O ideal é sempre usar produtos que repõe o grau de hidratação da pele, tais como: Fisiogel, Fisiogel AI, Hydraporim, Umiditá e Umiditá AI e Lipikar, O tipo de veículo (creme ou loção) depende da área a ser tratada e do grau de ressecamento.

Muitas vezes na fase aguda é necessário o uso de combinação de hidratantes e corticoides tópicos e orais para estabilizar a patologia.

Também tenho outras dicas:

• O uso de anti-histamínico, diminuindo o ato de coçar, diminui as infecções secundárias sobre a patologia e com isso há um controle muito melhor da doença
• Roupas, quanto menos tecido sintético melhor. Na lavagem, não usar muito amaciante
• Banho, a temperatura da água deve estar mais para frio e sabonete só nas áreas íntimas e por pouco tempo.

Todos estes cuidados podem ajudar o processo de estabilização da patologia.

Mas nunca é demais lembrar vocês de que é importante consultar um dermatologista para que se trate este problema precocemente e se saiba qual o melhor tratamento, para que adultos e crianças tenham uma melhor qualidade de vida.