Os SEGREDOS para evitar SUSTOS na hora da festa - ACNE NA ADOLESCÊNCIA

Por algum tempo as festas de 15 anos estavam fora de moda, mas atualmente elas voltaram para a pauta das adolescentes. Assim, as meninas querem ser princesas com roupas lindas e pele maravilhosa e, para que a noite seja perfeita, procuram um príncipe para dançar a famosa valsa.

Porém, é nessa idade que aparecem as primeiras acnes, cravos e espinhas que podem acabar com o brilho da festa. Mas tudo isso pode ser evitado ou tratado precocemente para não deixar marcas ou cicatrizes para o resto da vida, muito menos estragar uma noite especial.

Marcas só são permitidas como boas lembranças, não cicatrizes que criam um estigma ruim.

Para ele ou para ela a solução é se cuidar. Mesmo os tratamentos caseiros devem ser usados com cuidado, ou seja, quando a pele está muito irritada uma limpeza de pele com mel, açúcar e limão pode ser ainda pior. Mas se for utilizar esta só deve ser feita no caso do aparecimento de cravos, mas não mais que uma vez por semana. Máscara de argila está liberada.

O ideal mesmo é assim que surgirem os primeiros cravos, tratar com sabonetes normalizadores como Normaderme da Vichy, Actine da Darrow ou Effaclar da La Roche Posay, tanto líquido quanto em barra.

Os primeiros cravos podem ser tratados com peróxido de benzoila ou adapaleno : Clindoxil Control Gel, Differim, Adacne ou Derivamicro. Que podem ser encontrados facilmente nas farmácias e devem ser usados em geral a noite, não esquecendo o filtro solar durante o dia. Para começar use em dias alternados.

Mas a partir do momento que a acne ou cravos vão evoluindo para espinhas e nódulos, além de produtos tópicos, devem ser usado também Isotretinoína (Ruocutam) ou antibióticos orais para acnes mais graves ou com número de lesões muito profundas. Porém esses devem ser ministrados somente pelo dermatologista, pois são controlados.

Outro aliado dos adolescentes é a limpeza de pele frequente que tira os cravos e drena as pústulas minimizando a acne. O tempo de tratamento da patologia é fundamental, e deve ser tratado durante o período que o problema persistir, sendo fundamental a disciplina do paciente.

Durante o tratamento alguns cuidados podem ser tomados como, por exemplo, um peeling e também limpeza de pele, assim é possível diminuir o tempo de tratamento com resultados ainda melhores, com a remoção das marquinhas que o problema vai deixando.

Mas como sempre falo, o dermatologista é o amigo da sua pele e é ele quem vai fazer com que esse problema seja eliminado para não atrapalhar o brilho de sua juventude.

E boa festa!